“Lisbon is a space of creative corners that sprout from difficulties into emergent Avant-garde landscapes of creative production. We demystify this view approaching all the edges into an abstract innovation spot generated by this event, bridging and creating connection lines to form complex forms of cultural and artistic reviews and explorations.”

Beyond Creative é um projeto orientado para potenciar o desenvolvimento de uma cultura de projeto e inovação nos campos das culturas e das artes, aqui entendidas no seu sentido mais lato, materializado num evento, com carácter multifacetado, a realizar entre 1 e 12 de Abril de 2019. A primeira semana marca o início das atividades e a introdução às primeiras práticas e temas no âmbito da criatividade e da cultura. Por sua vez, a segunda semana culmina no concurso de projetos criativos.

Este evento promovido pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, dinamizado através do respetivo American Corner, financiado pela Embaixada dos Estados Unidos da América e apoiado pela ADFLUL é aberto à participação da comunidade académica e de todos aqueles se interessam pela economia criativa, pelas artes e pelas culturas.

Dentro do escopo do evento, as dinâmicas e parcerias desenvolvidas com agentes culturais, sociais e económicos são da maior importância para desenvolver uma rede de agentes para chamar novas audiências para estes temas.

“Ideias e Projetos nas Indústrias Criativas” – O planeamento do evento teve como base a ideia de um percurso para o desenvolvimento de conceitos e competências ao nível do desenho de projetos para a cultura e a comunicação. O objetivo consiste em apoiar o desenvolvimento de ideias e de objetos culturais através de um contacto próximo com especialistas, bem como facilitar uma mentoria intensiva no desenvolvimento de ideias de base para futuros projetos.

» Concurso: No final da semana e do evento, terá lugar um concurso de ideias e projetos criativos, mediante a apresentação de um pitch perante um júri de profissionais nacionais e internacionais. O circuito, as conversas temáticas e os workshops estão orientados para ajudar o público a desenvolver competências e perspetivas úteis para este pitch final. Para além destas atividades, o evento contará com sessões de mentoria e de tutoria com os vários especialistas convidados.

» Workshops e Masterclasses: Estes são momentos de aprendizagem e de contacto com competências práticas, desenvolvidos por especialistas convidados e das entidades parceiras. Pretende-se que o público tenha contacto com ferramentas necessárias à conceptualização e prática projetual no âmbito do desenvolvimento de projetos nos setores cultural, artístico e criativo. São também momentos de interação com vários profissionais, de modo a criar uma consciência sobre as possibilidades e dificuldades nestes sectores, promovendo momentos informativos de inspiração sobre como ser ter uma abordagem criativa e desenvolver um projeto.