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Inscrições para a competição e laboratórios/masterclasses abertas.

Em atualização – INSCRIÇÕES BEYOND CREATIVE

1. O evento Beyond Creative abre inscrições para a competição “Criatividade na Cultura e nas Artes” no dia 21 de Março.

2. A inscrição e a frequência do evento (e de todas as atividades associadas) são livres e gratuitas, mediante o número de vagas disponível.

3. Os interessados podem inscrever-se no programa completo do evento (masterclasses + laboratórios + bootcamp e competição) ou em cada uma das masterclasses e laboratórios disponíveis.

4. Será emitido um certificado/declaração de participação no Workshop em Criatividade na Cultura e nas Artes pelo American Corner@FLUL  (com a menção das masterclasses e laboratórios em que participaram) a todos os que participem em pelo menos cinco das atividades do evento (sejam masterclasses ou workshops) – os interessados em requerer o certificado/declaração devem registar a sua presença em cada sessão que participem.

5. Será emitido um certificado/declaração de participação na Competição Criatividade na Cultura e nas Artes a todos os que cumprirem os requisitos já indicados: participação nas sessões de mentoria e no bootcamp.

6. Aos requerentes de ambos os certificados/declarações (pontos 4. e 5.) será emitido um certificado/declaração conjunto com a menção ao workshop e à competição, bem como uma descrição completa de todas as atividades frequentadas e do projeto a concurso.

× competição

Ideas
You
Project
Competição
COMPETIÇÃO CRIATIVIDADE NAS CULTURAS E NAS ARTES

O evento Beyond Creative abre inscrições para a submissão de ideias preliminares de projetos na área das Indústrias Criativas, das Artes e da Gestão da Cultura no âmbito da sua Competição Criatividade nas Culturas e nas Artes. Os candidatos que possuam uma ideia criativa ainda numa fase mais conceptual, ou apenas um esboço do conceito, terão uma oportunidade para desenvolver uma pesquisa mais avançada que se traduza numa apresentação de projeto, ou semelhante.

A competição consiste nas seguintes fases:
CANDIDATURA
Apresentação da candidatura à competição através do formulário, disponível no final deste documento, no contexto das seguintes condições:

1.1 As candidaturas podem ser submetidas a título individual, em pares, ou em grupos (até cinco elementos).
1.2 Todos os participantes com mais de 18 anos são elegíveis.
1.3 A participação na competição pressupõe: (1) participação nas sessões de mentoria (no caso de grupos, não é necessária a participação de todos os elementos); (2) que os promotores dos projetos estejam obrigatoriamente presentes no Bootcamp do evento a realizar-se no dia (a indicar) de abril de 2022.
1.4. Os participantes podem submeter ideias de projetos no âmbito das Indústrias Criativas, das Artes e da Gestão da Cultura ainda numa fase de conceptualização e desenvolvimento.
1.5. A submissão de uma proposta pressupõe o preenchimento do formulário presente nesta página.
1.6. As propostas devem ser submetidas até às 23h59 do dia 04 de abril de 2022.
1.7. Serão apenas consideradas submissões de ideias de projeto ainda numa fase embrionária (não serão considerados projetos já em desenvolvimento).

PRÉ-AVALIAÇÃO
Os propostas inscritas passarão por uma fase de pré-avaliação por parte da organização do evento, de acordo com os seguintes critérios: grau de inovação; potencial de competitividade e originalidade. As propostas selecionadas receberão um e-mail da organização.
NOTA: a competição só terá lugar caso se verifique um mínimo de 10 submissões elegíveis para a competição.

MENTORIA, BOOTCAMP E DESENVOLVIMENTO
3.1 O evento irá proporcionar sessões de mentoria com especialistas, profissionais e docentes, de modo a apoiar a preparação do projeto.
3.2 O bootcamp, a ter lugar no dia (dia, horário e espaço a indicar) de abril de 2022, é de frequência obrigatória para todos os promotores que participam na competição. Durante esta atividade, os participantes são envolvidos em várias atividades de desenvolvimento do seu projeto, junto com especialistas do meio académico e profissional.
3.3. Após a sessão do Bootcamp, a organização do evento irá selecionar até cinco projetos para avançar para a fase de desenvolvimento final e para o Pitch, a ter lugar na segunda semana do evento.

PITCH
4.1. Os projetos selecionados após o Bootcamp para avançar para a fase do Pitch, deverão preparar uma apresentação com a duração máxima de 15 minutos, que acontecerá no dia 22 de abril de 2022 na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
4.2. O tempo máximo para a apresentação em palco será de 15 minutos. O objetivo é apresentar ao júri um resumo com os principais elementos sobre a ideia de projeto. Nesta altura, os participantes podem mostrar os seus conteúdos ou outros materiais que acharem necessários para apresentarem a sua proposta. Seguem-se mais 15 minutos de debate/sessão de perguntas e respostas com os membros do júri.
4.3 Os projetos serão avaliados com base nos seguintes critérios: Capacidade de transmitir o essencial do projecto; Técnica de apresentação e expressão oral; Competência técnica e potencial de sucesso. No final do pitch, o júri irá deliberar o vencedor da competição e o 2º lugar.

AVALIAÇÃO
O Júri preencherá uma grelha de avaliação quantitativa e no final de todas as apresentações reunirá com a organização do evento para eleger o melhor projeto. As restantes equipas integram um ranking.

PRÉMIO
O projeto vencedor receberá uma oferta equivalente ao valor de 700 (setecentos) euros. O segundo lugar também receberá uma oferta equivalente ao valor de 300 (trezentos) euros.

CERTIFICAÇÃO
Será atribuído um certificado/declaração de participação na competição a todos os que cumprirem os requisitos já indicados: participação nas sessões de mentoria e no bootcamp.

× Calendário

Todos os workshops e masterclasses são gratuitos.

Inscreva-se para a competição, laboratórios e masterclasses (clique aqui)!

× Semana 1

06.04.2022

Laboratório “Three is a trend: como utilizar os dados do Instagram para melhor visualizar uma tendência”.
11h às 12h30 | Local: American Corner @FLUL (Piso de Entrada da Biblioteca) | com Ana Marta Flores

Uma tendência sócio-cultural pode ser baseada na repetição de um comportamento semelhante, seja on ou offline. Como é possível identificar ou confirmar uma tendência em plataformas sociais? Considerando o Instagram um dos ambientes mais visuais e populares do mundo, com mais de 1 bilião de utilizadores (Statista, 2022), este workshop visa aplicar um modelo de pesquisa oriundo dos métodos digitais que investiga desde desde o query design à visualização de resultados. Para isso, realizaremos uma análise preliminar do conteúdo, identificaremos publicações de elevado engagement e categorizaremos padrões visuais no dataset. Depois, exploraremos as imagens no ImageSorter para melhor apresentar os resultados.

Laboratório “Comunicação Digital e Estratégica”
17h-18h30 | American Corner @FLUL (Piso de Entrada da Biblioteca) | com Suzana Cohen

Neste Workshop serão apresentados princípios básicos da Comunicação Digital e Estratégica, para um bom planeamento de ações no ambiente digital e a construção de um adequado Ethos online para marcas ou mesmo pessoas. Serão apresentadas estratégias de divulgação, passando pelo marketing viral e de conteúdo, os tipos de anúncios no ambiente digital, a importância de se avaliar o valor projetado x valor percebido, a criação de personas para os media sociais, dentre outros.

Laboratório “Como aplicar Tendências na Comunicação Estratégica”.
18h30-20h | Local: American Corner @FLUL (Piso de Entrada da Biblioteca) | com Illa Branco

Este Workshop vai aproximar de maneira prática: tendências, públicos e estratégia de marca. Baseado numa experiência metodológica realizada com um cliente real, este workshop vai simular os mesmos passos de maneira que os participantes depois consigam aplicar em qualquer marca. Serão apresentadas marcas com públicos atuais e futuros, as tendências identificadas pelo Trends and Culture Management Lab, e o diamante de Henrik Vejlgaard – onde vemos as estratificações da sociedade de acordo com a adesão à inovação (trendsetters, mainstreamers e outros). No final, iremos desenvolver uma estratégia de marca em formato sprint para responder a um objetivo considerando as necessidades e grau de inovação de seus públicos.

07.04.2022

Masterclass “Gamificação para as Indústrias Criativas”
11h às 12h30 | Local: American Corner @FLUL (Piso de Entrada da Biblioteca) | com Nelson Pinheiro

Nesta Masterclass iremos abordar o conceito de gamificação e os seus processos nos contexto das indústrias criativas. O objetivo consiste em debater caminhos para aplicar mecânicas de jogos em estratégias, atividades e instrumentos de comunicação.

 

08.04.2022

Laboratório “Desenho de Projeto para as Indústrias Culturais e Criativas”
11h às 12h30 | Local: American Corner @FLUL (Piso de Entrada da Biblioteca) | com William Cantú

Masterclass “Branding para o Sector Cultural”
15h30 às 17h | Local: American Corner @FLUL (Piso de Entrada da Biblioteca) | com Nelson Pinheiro

Nesta Masterclass vamos explorar o conceito de branding e compreender o seu papel no contexto de instituições culturais. Os participantes vão ter contacto com os principais objetivos do branding e, especificamente do branding cultural, e vamos discutir estratégias e ações de diferentes entidades culturais.

× Semana 2

18.04.2022

Laboratório “Comunicação Estratégica centrada na pessoa: a ferramenta da Buyer Persona”.
11h às 12h30 | Local: American Corner @ FLUL (Piso de Entrada da Biblioteca) | com Raquel Sodré

Masterclass “Um olhar sobre o panorama actual da edição de livros”.
14h às 15h30 | Local: American Corner @ FLUL (Piso de Entrada da Biblioteca) | com Nuno Medeiros

Masterclass “Aqui Improvisa-se: Produção Cultural e Teatral”.
17h às 18h30 | Local: American Corner @ FLUL (Piso de Entrada da Biblioteca) | com Sérgio Moura Afonso

Esta sessão será dividida em duas partes. A primeira será mais teórica, onde o nosso convidado Sérgio Moura Afonso (produtor teatral, encenador e ator) falará aos participantes sobre a parte mais técnica do seu trabalho, com base no seu projeto “Capítulo Reversível”. Ainda nesta primeira secção, o convidado esclarecerá os presentes quanto a métodos de promoção de atividades e formas de cativar o interesse do público. A segunda parte será de teor prático, onde vai existir um espaço para os participantes se expressarem através da técnica do improviso.

20.04.2022

Masterclass “Criatividade e Comunicação”.
18h30 às 20h30 | Local: American Corner @ FLUL (Piso da Entrada da Biblioteca) | com Francisco Vaz Fernandes (revista PARQ)

21.04.2022

Masterclass “Gestão de Estilos de Vida”
Horário: 11h às 12h30 | Local: American Corner @FLUL (Piso de Entrada da Biblioteca) | com Nelson Pinheiro

Nesta sessão vamos abordar a natureza de diferentes tipologias de grupos sociais (subculturas, contra-culturas, tribos urbanas, comunidades de práticas, entre outras) e como se formam à volta de determinadas construções de estilos de vida. Num segundo momento vamos ver resumidamente como podemos criar projetos em articulação com estes grupos.

22.04.2022

Laboratório “Coolhunting: um método para identificar sinais culturais e criativos”.
9h30-12h30 | Local: American Corner @FLUL (Piso de Entrada da Biblioteca) | com Suzana Cohen e William Cantú

Neste workshop conduziremos os participantes numa jornada pelo universo do coolhunting. Serão explanados os principais métodos e práticas, apresentados exemplos de recolha de sinais, e dadas as principais diretrizes para se identificar e categorizar (a partir de uma atividade prática) aquilo que é relevante. Este é um workshop dinâmico, que divide-se entre teoria e prática.

PITCH DA COMPETIÇÃO // ENCERRAMENTO DO EVENTO
14h | Local: American Corner @FLUL

Todos os participantes do evento estão convidados a assistir aos “pitches” dos concorrentes da Competição “Criatividade na Cultura e nas Artes”. Após a indicação dos vencedores, terá lugar a cerimónia de encerramento do evento com um Porto de Honra.