0
0
0
Days
0
0
Hrs
0
0
Min
0
0
Sec

Inscrições para a competição e workshops/masterclasses abertas.

Em atualização – INSCRIÇÕES BEYOND CREATIVE

1. O evento Beyond Creative abre inscrições para o programa completo “de Ideias e Projetos nas Indústrias Criativas” no dia 25 de Março.

2. A inscrição e a frequência do evento (e de todas as atividades associadas) são livres e gratuitas, mediante o número de vagas disponível.

3. Os interessados podem inscrever-se no programa completo do evento (masterclasses + workshops + bootcamp e competição de ideias) ou em cada uma das masterclasses e workshops disponíveis.

4. Será atribuído um certificado/declaração de participação no evento (com a menção das masterclasses e workshops em que participaram, bem como da ideia de projeto apresentada no bootcamp) a todos os que : (1) participem em pelo menos 50% das atividades do evento (sejam masterclasses ou workshops); (2) estejam presentes na competição “Criatividade nas Culturas e nas Artes” e no Bootcamp do evento a realizar-se no dia 6 de abril de 2019.

× competição

Ideas
You
Project
Competição
COMPETIÇÃO CRIATIVIDADE NAS CULTURAS E NAS ARTES

O evento Beyond Creative abre inscrições para a submissão de ideias preliminares de projetos na área das Indústrias Criativas, das Artes e da Gestão da Cultura no âmbito da sua Competição Criatividade nas Culturas e nas Artes. Os candidatos que possuam uma ideia criativa ainda numa fase mais conceptual, ou apenas um esboço do conceito, terão uma oportunidade para desenvolver uma pesquisa mais avançada que se traduza numa apresentação de projeto, ou semelhante.

A competição consiste nas seguintes fases:

CANDIDATURA.
Apresentação da candidatura à competição através do formulário, disponível no final deste documento e que se enquadrem nas seguintes condições:

1.1 As candidaturas podem ser submetidas a título individual, em pares, ou em grupos (até cinco elementos).

1.2 Todos os participantes com mais de 18 anos são elegíveis.

1.3 A participação na competição pressupõe: (1) participação em pelo menos 50% das masterclasses e workshops do evento; (2) que os promotores dos projetos estejam obrigatoriamente presentes no Bootcamp do evento a realizar-se no dia 6 de abril de 2019.

1.4. Os participantes podem submeter ideias de projetos no âmbito das Indústrias Criativas, das Artes e da Gestão da Cultura ainda numa fase de elaboração.

1.5. A submissão de um proposta pressupõe o preenchimento do formulário presente nesta página.

1.6. As propostas devem ser submetidas até ao dia 01 de abril de 2019.

PRÉ-AVALIAÇÃO
Os propostas inscritas passarão por uma fase de pré-avaliação por parte da organização do evento, de acordo com os seguintes critérios: grau de inovação; potencial de competitividade e originalidade. As propostas selecionadas receberão um e-mail da organização.

MENTORIA, BOOTCAMP E DESENVOLVIMENTO
3.1 O evento irá proporcionar sessões de mentoria com especialistas, profissionais e docentes, de modo a apoiar a preparação do projeto .

3.2 O bootcamp, a ter lugar no dia 6 (horário e espaço a indicar) de abril de 2019, é de frequência obrigatória para todos os que participam na competição. Durante estes dois dias, os participantes são envolvidos em várias atividades de desenvolvimento do seu projeto, junto com especialistas do meio académico e profissional.

3.3. Após a sessão do Bootcamp, a organização do evento irá selecionar até cinco projetos para avançar para a fase de desenvolvimento final e para o Pitch, a ter lugar na segunda semana do evento.

PITCH
4.1. Os projetos selecionados após o Bootcamp para avançar para a fase do Pitch, deverão preparar uma apresentação com a duração máxima de 15 minutos, que acontecerá no dia 11 de abril de 2019 na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

4.2. O tempo máximo para a apresentação em palco será de 15 minutos. O objetivo é apresentar ao júri um resumo com os principais elementos sobre a ideia de projeto. Nesta altura, os participantes podem mostrar os seus conteúdos ou outros materiais que acharem necessários para apresentarem a sua proposta. Seguem-se mais 15 minutos de debate/sessão de perguntas e respostas com os membros do júri.

4.3 Os projetos serão avaliados com base nos seguintes critérios: Capacidade de transmitir o essencial do projecto; Técnica de apresentação e expressão oral; Competência técnica e potencial de sucesso. No final do pitch, o júri irá deliberar o vencedor da competição.

AVALIAÇÃO
O Júri preencherá uma grelha de avaliação quantitativa e no final de todas as apresentações reunirá com a organização do evento para eleger o melhor projeto. As restantes equipas integram um ranking.

PRÉMIO
O projeto vencedor receberá um prémio oferta no valor de 500 (quinhentos) euros.

CERTIFICAÇÃO
Será atribuído um certificado/declaração de participação no evento (com a menção das masterclasses e workshops em que participaram, bem como da ideia de projeto apresentada no bootcamp) a todos os que cumprirem os requisitos já indicados: (1) participação em pelo menos 50% das atividades do evento (sejam masterclasses ou workshops); (2) presença na competição “Criatividade nas Culturas e nas Artes” e no Bootcamp do evento a realizar-se no dia 6 de abril de 2019.

× Calendário

Todos os workshops e masterclasses são gratuitos.

× Semana 1

01.04.2019

Masterclass de Abertura
“A Análise Cultural no Desenvolvimento de Projetos”.
16h | Local: Instituto de Cultura Inglesa @FLUL (Piso superior da Faculdade) | com Nelson Pinheiro

Nesta Masterclass iremos discutir alguns dos métodos de análise cultural abordados no âmbito das Humanidades e dos Estudos Sociais e como eles podem servir como uma base importante de análise contextual e de geração de pistas criativas e estratégicas no desenho de um projeto.

Workshop “Desenvolvendo Modelos de Negócio para Projetos Criativos: principais conceitos e métodos”.
18h-20h | Local: Instituto de Cultura Inglesa @FLUL (Piso superior da Faculdade) | com Suzana Leonardi

O modelo de negócio é uma forma ágil de estruturar e explicar novos negócios e projetos. Neste workshop, os participantes aprenderão a utilizar, de forma prática, métodos e ferramentas que ajudam a definir e estruturar os principais elementos que trazem viabilidade ao negócio criativo: Quem são os potenciais clientes? Quais as suas necessidades e desejos? Que elementos são necessários para a geração de valor? Que recursos, atividades e investimentos são necessários para gerir o negócio? Qual deve ser o modelo de receita para garantir a viabidade do negócio?

03.04.2019

Workshop “How to Pitch”
15h | Local: Instituto de Cultura Inglesa @FLUL (Piso superior da Faculdade) | dinamizado pelo WILL Lab

 

Masterclass Análise Cultural Aplicada à Estratégia
18h-21h30 | Local: Cave C @ FLUL | com Nelson Pinheiro (a confirmar)

Nesta Masterclass iremos contextualizar o conceito do Chief Culture Officer proposto por Grant McCRacken como um profissional capaz de abordar a análise cultural com o objetivo de gerar orientações estratégicas para instituições, especificamente empresas.

04.04.2019

Workshop “Comunicação Digital e Estratégica”
16h-18h | Instituto de Cultura Inglesa @FLUL (Piso superior da Faculdade) | com Suzana Cohen

Neste Workshop serão apresentados princípios básicos da Comunicação Digital e Estratégica, para um bom planeamento de ações no ambiente digital e a construção de um adequado Ethos online para marcas ou mesmo pessoas. Serão apresentadas estratégias de divulgação, passando pelo marketing viral e de conteúdo, os tipos de anúncios no ambiente digital, a importância de se avaliar o valor projetado x valor percebido, a criação de personas para os media sociais, dentre outros.

05.04.2019

Masterclass “A Cultura é uma Profissão”

10h30 | Local: Instituto de Cultura Inglesa @FLUL (Piso superior da Faculdade) | com Teresa Malafaia

Workshop “Práticas Introdutórias ao Design Gráfico para a Cultura”.
18h-21h | Local: Cave C @FLUL | com William Cantu

× Semana 2

08.04.2019

Masterclass “E o que vou fazer depois com tanta teoria? Obviamente, cinema”.
16h | Local: Sala 10.1 @ FLUL | com Rodrigo Furtado

Masterclass “Inovação Empresarial e Indústrias Criativas – O elo que faltava”
18h | Local: Sala 10.1 @ FLUL | com Gonçalo Serra

09.04.2019

The merging of art, science, technology and nature.
Horário: 10h45 | Local: Sala B1 (Biblioteca da FLUL) | com Agnes Chavez

Agnes Chavez will offer a dynamic presentation focusing on the intersection of art, science, technology and nature. As a new media artist and founder of the STEMarts Lab she has created unique sci-art installations, innovative teaching strategies and interdisciplinary STEAM programming that she will share in the presentations. The presentations will focus on the transformative power of the arts to raise awareness and inspire social change around environmental issues.

10.04.2019

Masterclass “O caminhar como prática investigativa”.
13h30-15h30 | Local: Instituto de Cultura Inglesa @FLUL | com Clarissa Alves

Caminhar é mapear com os pés. Esta masterclass pretende refletir sobre uma série de práticas ligadas aos Estudos de Cultura que tem como ponto em comum o caminhar. Das vanguardas históricas à prática etnográfica, o caminhar tem sido um dos pontos de partida para a compreensão da vida urbana. No cenário contemporâneo, o olhar atento ao contexto cultural é essencial para quem deseja atuar com criatividade e inovação. Além de apresentar métodos e práticas ligados às técnicas de observação, a masterclass também pretende abordar a elaboração de mapas psicogeográficos, sensoriais e afetivos.

How to Pitch II.
Horário: 15h30 | Local: Instituto de Cultura Inglesa @ FLUL | com o WILL Lab

A equipa do WILL Lab (Writing, Innovation, Language and Learning Laboratory @ Ulisboa) vai colaborar com os participantes do evento “Beyond Creative” para potenciar as suas competências de gerar conteúdo (através da operacionalização de técnicas de brainstorming e de mind-mapping), estruturar ideias (através da ferramenta do outline) e produzir um primeiro rascunho do texto que irão apresentar no pitch (usando a ferramenta do free writing).

Workshop “Análise de Tribos Urbanas: Aplicações para o Marketing e o Branding”
18h-22h | Local: Cave C @FLUL | com Nelson Pinheiro

11.04.2019