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COMPETIÇÃO CRIATIVIDADE NAS CULTURAS E NAS ARTES

O evento Beyond Creative –  Critical Path abre candidaturas para a submissão de projetos na área das Indústrias Criativas, das Artes e da Gestão da Cultura no âmbito da sua Competição Criatividade nas Culturas e nas Artes. Os candidatos que possuam uma ideia criativa ainda numa fase mais conceptual, ou apenas um esboço do conceito, terão uma oportunidade para desenvolver uma pesquisa mais avançada que se traduza num formato de plano de negócios, ou semelhante.

A Competição Beyond Creative pretende promover o desenvolvimento de projetos criativos no âmbito dos setores da cultura e das artes.

A competição consiste nas seguintes fases:

CANDIDATURA.
Apresentação da candidatura à competição através do formulário, disponível no final deste documento e que se enquadrem nas seguintes condições:

1.1 As candidaturas podem ser submetidas a título individual, em pares, ou em grupos (até cinco elementos).

1.2 Todos os participantes com mais de 18 anos são elegíveis.

1.3 A participação na competição pressupõe que os promotores dos projetos estejam obrigatoriamente presentes no Bootcamp do evento a realizar-se nos dias 12 e 13 de maio de 2018.

1.4. Os participantes podem submeter projetos, independentemente da fase de desenvolvimento do mesmo, com excepção de projetos que já tenham terminado.

1.5. A submissão de um projeto pressupõe o preenchimento do formulário presente nesta página.

1.6. Os projetos devem ser submetidos até ao dia 08 de maio de 2018.

PRÉ-AVALIAÇÃO
Os projetos inscritos passarão por uma fase de pré-avaliação por parte da organização do evento, de acordo com os seguintes critérios: grau de inovação; potencial de competitividade e originalidade. Os projetos selecionados receberão um e-mail da organização.

MENTORIA, BOOTCAMP E DESENVOLVIMENTO
3.1 O evento irá proporcionar sessões de mentoria com especialistas, profissionais e docentes, de modo a apoiar a preparação do projeto .

3.2 O bootcamp, a ter lugar nos dias 12  e 13 (das 14h às 17h) de maio de 2018 no Centro de Inovação da Mouraria, é de frequência obrigatória para todos os que participam na competição. Durante estes dois dias, os participantes são envolvidos em várias atividades de desenvolvimento do seu projeto, junto com especialistas do meio académico e profissional.

3.3. Após a sessão do Bootcamp, a organização do evento irá selecionar até cinco projetos para avançar para a fase de desenvolvimento final e para o Pitch, a ter lugar na segunda semana do evento.

PITCH
4.1. Os projetos selecionados após o Bootcamp para avançar para a fase do Pitch, deverão preparar uma apresentação com a duração máxima de 15 minutos, que acontecerá no dia 18 de maio de 2018 na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

4.2. O tempo máximo para a apresentação em palco será de 15 minutos. O objetivo é apresentar ao júri um resumo com os principais elementos sobre o projeto. Nesta altura, os participantes podem mostrar os seus conteúdos ou outros materiais que acharem necessários para apresentarem o seu projeto. Seguem-se mais 15 minutos de debate/sessão de perguntas e respostas com os membros do júri.

4.3 Os projetos serão avaliados com base nos seguintes critérios:

Capacidade de transmitir o essencial do projecto;
Técnica de apresentação e expressão oral;
Competência técnica e potencial de sucesso.
No final do pitch, o júri irá deliberar o vencedor da competição.

AVALIAÇÃO
O Júri preencherá uma grelha de avaliação quantitativa e no final de todas as apresentações reunirá com a organização do evento para eleger o melhor projeto. As restantes equipas integram um ranking.

PRÉMIO
O projeto vencedor receberá um prémio oferta no valor de 700 (setecentos) euros. O segundo lugar receberá um prémio oferta no valor de 300 (trezentos) euros.

CERTIFICAÇÃO
Todos os que participarem nas sessões de mentoria da competição, bem como no bootcamp, vão ter direito a um certificado de participação com o descritivo dos workshops frequentados durante a semana e da sua apresentação na competição. Todos os certificados devem ser requeridos presencialmente no último dia do evento.

Dia 12: Bootcamp – 14h às 17h (Centro de Inovação da Mouraria)

Dia 13: Bootcamp – 14h às 17h (Centro de Inovação da Mouraria)

× Calendário

Todos os workshops são gratuitos.

× Semana 1

09.05.2018

Coolhunting e Percurso Criativo por Lisboa
9h30

Esta atividade pretende explorar espaços de Lisboa, identificando sinais criativos e de mudança, bem como as várias dinâmicas socioculturais que estão a ter lugar.

Workshop “Gamification”
14h | Local: American Corner @FLUL | com Nelson Pinheiro

O workshop pretende introduzir os participantes aos conceitos base de gamification e a práticas associadas a este processo. O objetivo consiste em aplicar elementos e mecânicas de jogo no desenvolvimento de estratégias e de experiências.
» com Nelson Pinheiro na sala do American Corner (edifício da Biblioteca da FLUL)

10.05.2018

Masterclass “Arte e Mercado na Atualidade”
10h30 | Local: American Corner @FLUL | com Luís Afonso

Workshop “Gestão de Projetos Culturais”
16h | Local: Sala Cave A da FLUL

Em breve mais informações.

11.05.2018

Workshop Instagram: uma rede social feita para pessoas
10h | Local: American Corner @ FLUL | com Carolina Rocha

Em um mundo onde as redes sociais já estão tomadas por anúncios e propagandas, como a sua marca pode se destacar das outras? O Instagram é uma rede social feita por e para pessoas. Descubra neste workshop como usar a ferramenta a seu favor sem deixar de lado o seu propósito, através de dicas práticas e reais.

 

Masterclass “Idade Média e Fantasia nos Universos de J. R. R. Tolkien e George R. R. Martin”
14h | Local: American Corner @ FLUL | com Angélica Varandas e Diana Marques

Desde as suas origens, no séc. XIX, a  literatura fantástica inglesa sempre tomou como modelo a era medieval, por razões que se prendem maioritariamente com o contexto social, político e estético em que se desenvolveu. O pioneiro desta tendência foi J. R. R. Tolkien, um dos primeiros autores que recorre à Idade Média para criar o seu legendarium, consubstanciado principalmente em O SilmarillionO Hobbit e O Senhor dos Anéis, como forma de oferecer a Inglaterra a mitologia de que esta carece. Tolkien dá assim origem a um padrão literário que  iria ser repetido por vários autores de fantasia até aos dias de hoje. Mais recentemente, George R. R. Martin vem reclamar uma renovação do género, subvertendo temas e motivos habituais, com a sua obra A Song of Ice and Fire.   Continua, no entanto, a recorrer à Idade Média como fonte de inspiração, centrando a sua narrativa em intrigas políticas, conflitos bélicos e questões de natureza humana. Torna, desta forma, o seu mundo mais negro e cínico, contrastando com algumas visões idealizadas alimentadas pelo género.

12 e 13.05.2018

Bootcamp
12.05 | 9h – 12h | Local: American Corner @ FLUL

13.05 |14h – 17h | Local: Centro de Inovação da Mouraria

Inscreva-se na competição. Os inscritos pré-selecionados avançarão para o Bootcamp, com sessões de mentoria com especialistas, profissionais e docentes, de modo a apoiar a preparação dos projetos competidores.

× Semana 2

14.05.2018

Masterclass “A Cultura é uma Profissão”

16h | Local: American Corner @ FLUL | com Teresa Malafaia

Workshop “Gestão Cultural: Tribos e Marcas”

18h | Local: American Corner @ FLUL | com Nelson Pinheiro

O presente workshop pretende cruzar elementos característicos de tribos urbanas e de marcas numa perspetiva contextual de análise cultural, de modo a mapear potenciais articulações e gerir inovação e melhores estratégias.
» com Nelson Pinheiro na sala do American Corner (edifício da Biblioteca da FLUL)

15.05.2018

Masterclass “Culturas Criativas e Produção Cultural”
10h às 12h | American Corner @ FLUL | com Illa Branco

Conteúdo: A fase mais desafiadora de uma grande ideia é viabiliza-la. Para produzir nas Indústrias Culturais e Criativas é preciso aliar criatividade, estratégia e técnica. O case Vivamoda consegue ilustrar um percurso que conduz o espectador desde a análise cultural, criação, comunicação, estratégia comercial, produção, promoção e resultados. O evento de moda foi realizado a partir de uma parceria entre o SENAC-RJ e a Fecomércio-RJ, com o objetivo de fomentar o comércio de moda local. Contou com um público de 2.000 pessoas, orçamento de 75mil euros, mais de 40 marcas envolvidas e atrações gratuitas por 7 dias no coração da cidade de Niterói, Rio de Janeiro – Brasil.

Workshop “Comunicação Digital e Estratégica”
15h | American Corner @ FLUL | com Suzana Cohen

Neste Workshop serão apresentados princípios básicos da Comunicação Digital e Estratégica, para um bom planejamento de ações no ambiente digital e a construção de um adequado Ethos online para marcas ou mesmo pessoas. Serão apresentadas estratégias de divulgação, passando pelo marketing viral e de conteúdo, os tipos de anúncios no ambiente digital, a importância de se avaliar o valor projetado x valor percebido, a criação de personas para as mídias sociais, dentre outros.

16.05.2018

Talk: Doing Business in the US
17h | Local: American Corner @FLUL | com Adida Cultural, Margaret Young (Office of Public Affairs), e o Assessor Comercial, Pedro Ferreira (Comercial Section)

Abertura da Instalação Culturas Criativas 2018
18h | Local: Biblioteca @FLUL

Apresentação Multimedia do Projeto Culturas Criativas: Cidades, Tendências e Gestão

18h | Local: American Corner @FLUL

17.05.2018

Masterclass “Criação e Produção”
14h | American Corner @ FLUL | com Luís Miguel Cintra e Levi Martins

O FATAL e o Evento Beyond Creative ( FLUL e American Corner) organizam no próximo dia 17 de Maio uma masterclass conduzida por Luís Miguel Cintra e Levi Martins. Será uma oportunidade para discutir a relação entre Criação e Produção a partir da experiência singular que deu origem ao mais recente espectáculo deste encenador e da companhia Mascarenhas- Martins – Um D. João Português. Que significa co-produzir com diferentes entidades? Como se gere a criação em diversos espaços? O que é criar de acordo ou em desacordo com as condições de produção? São algumas das questões que as actuais circunstancias do trabalho no teatro colocam ao acto criativo.

Workshop “Tribos Urbanas e Branding”
18h | Sala 7.1 da FLUL

Mais informações em breve.

18.05.2018

Workshop “Redes Sociais: profissão e negócios”
10h às 11h30 | American Corner @ FLUL | com Karla Passeri

Conteúdo: O workshop consiste em mostrar a importância das redes sociais na vida profissional e nos negócios de maneira geral. A apresentação terá

1) numa breve apresentação de como as redes influenciam na produtividade e na lucratividade das organizações,

2) bem como em cases de como podem ser usadas para um contato mais segmentado e estratégico com o público. Além disso, Karla vai mostrar o novo contexto de consumo trazido por

3) influenciadoras e influenciadores digitais, e de que modo a produção de seus conteúdos podem ser usados como uma mais-valia para as empresas.

Talks sobre “Arqueologia fora da caixa: projectos disruptivos”
12h| American Corner @ FLUL

Apesar da Arqueologia ter um longo historial, em Portugal a “profissionalização” da profissão apenas ocorreu definitivamente nas últimas duas décadas. Hoje a Arqueologia surge transversalmente nos mais diversos contextos da sociedade portuguesa: investigação cientifica, administração pública, sector privado, associativismo, tendo surgido projectos inovadores buscando caminhos alternativos, sempre com forte relação com a sociedade.  Serão apresentados projectos inovadores:

  • André Texugo Lopes (Mestre em Arqueologia – Faculdade de Letras de Lisboa. 2016), coordenou a componente arqueológica do projecto “COTA” (Canhão Cársico da Ota) financiado pelo orçamento participativo do município de Alenquer.
  • Adriano Constantino (Mestrando em Arqueologia – Faculdade de Letras de Lisboa), direcção da Associação Patrimonium. O projecto desenvolvido em Peniche inclui a Carta Arqueológica financiada por crowdfunding e diversas iniciativas de divulgação com a comunidade.
  • Álvaro Pereira (Mestre em Arqueologia – Faculdade de Letras de Lisboa. 2015), tem actualmente uma actividade de turismo arqueológico- Aptour.
  • Inês Ribeiro e Raquel Policarpo (Mestres em Arqueologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. 2008), fundadoras e directoras da Time Travellers, uma agência de animação turística dedicada à divulgação da História, Cultura e Arqueologia de Portugal.

Partindo destes casos de estudo será desenvolvida uma sessão de discussão sobre a temática da Arqueologia Pública, Empreendedorismo e Investigação na Arqueologia Portuguesa para a qual podem contribuir os elementos do público.

Pitch Final da Competição
14h| American Corner @ FLUL

Os projetos selecionados após o Bootcamp serão apresentados ao júri em pitches de no máximo 15 minutos, seguidos de perguntas e respostas. Os melhores projetos serão eleitos na ocasião.

 

Encerramento do Beyond Creative com Porto de Honra
18h|15 American Corner @ FLUL

Mais informações em breve.