COMPETIÇÃO CRIATIVIDADE NAS CULTURAS E NAS ARTES

O evento Beyond Creative abre inscrições para a submissão de ideias preliminares de projetos na área das Indústrias Criativas, das Artes e da Gestão da Cultura no âmbito da sua Competição Criatividade nas Culturas e nas Artes. Os candidatos que possuam uma ideia criativa ainda numa fase mais conceptual, ou apenas um esboço do conceito, terão uma oportunidade para desenvolver uma pesquisa mais avançada que se traduza numa apresentação de projeto, ou semelhante.

A competição consiste nas seguintes fases:
CANDIDATURA
Apresentação da candidatura à competição através do formulário, disponível no final deste documento, no contexto das seguintes condições:

1.1 As candidaturas podem ser submetidas a título individual, em pares, ou em grupos (até cinco elementos).
1.2 Todos os participantes com mais de 18 anos são elegíveis.
1.3 A participação na competição pressupõe: (1) participação nas sessões de mentoria (no caso de grupos, não é necessária a participação de todos os elementos); (2) que os promotores dos projetos estejam obrigatoriamente presentes no Bootcamp do evento a realizar-se no dia (a indicar) de abril de 2022.
1.4. Os participantes podem submeter ideias de projetos no âmbito das Indústrias Criativas, das Artes e da Gestão da Cultura ainda numa fase de conceptualização e desenvolvimento.
1.5. A submissão de uma proposta pressupõe o preenchimento do formulário presente nesta página.
1.6. As propostas devem ser submetidas até às 23h59 do dia 04 de abril de 2022.
1.7. Serão apenas consideradas submissões de ideias de projeto ainda numa fase embrionária (não serão considerados projetos já em desenvolvimento).

PRÉ-AVALIAÇÃO
Os propostas inscritas passarão por uma fase de pré-avaliação por parte da organização do evento, de acordo com os seguintes critérios: grau de inovação; potencial de competitividade e originalidade. As propostas selecionadas receberão um e-mail da organização.
NOTA: a competição só terá lugar caso se verifique um mínimo de 10 submissões elegíveis para a competição.

MENTORIA, BOOTCAMP E DESENVOLVIMENTO
3.1 O evento irá proporcionar sessões de mentoria com especialistas, profissionais e docentes, de modo a apoiar a preparação do projeto.
3.2 O bootcamp, a ter lugar no dia (dia, horário e espaço a indicar) de abril de 2022, é de frequência obrigatória para todos os promotores que participam na competição. Durante esta atividade, os participantes são envolvidos em várias atividades de desenvolvimento do seu projeto, junto com especialistas do meio académico e profissional.
3.3. Após a sessão do Bootcamp, a organização do evento irá selecionar até cinco projetos para avançar para a fase de desenvolvimento final e para o Pitch, a ter lugar na segunda semana do evento.

PITCH
4.1. Os projetos selecionados após o Bootcamp para avançar para a fase do Pitch, deverão preparar uma apresentação com a duração máxima de 15 minutos, que acontecerá no dia 22 de abril de 2022 na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
4.2. O tempo máximo para a apresentação em palco será de 15 minutos. O objetivo é apresentar ao júri um resumo com os principais elementos sobre a ideia de projeto. Nesta altura, os participantes podem mostrar os seus conteúdos ou outros materiais que acharem necessários para apresentarem a sua proposta. Seguem-se mais 15 minutos de debate/sessão de perguntas e respostas com os membros do júri.
4.3 Os projetos serão avaliados com base nos seguintes critérios: Capacidade de transmitir o essencial do projecto; Técnica de apresentação e expressão oral; Competência técnica e potencial de sucesso. No final do pitch, o júri irá deliberar o vencedor da competição e o 2º lugar.

AVALIAÇÃO
O Júri preencherá uma grelha de avaliação quantitativa e no final de todas as apresentações reunirá com a organização do evento para eleger o melhor projeto. As restantes equipas integram um ranking.

PRÉMIO
O projeto vencedor receberá uma oferta equivalente ao valor de 700 (setecentos) euros. O segundo lugar também receberá uma oferta equivalente ao valor de 300 (trezentos) euros.

CERTIFICAÇÃO
Será atribuído um certificado/declaração de participação na competição a todos os que cumprirem os requisitos já indicados: participação nas sessões de mentoria e no bootcamp.

Click edit button to change this text.